domingo, 25 de outubro de 2009

Oculistas, Pet shops e Lojas "Fáshôn"

Ahhhh!! Primeira noite no centro de Wageningen! Espectacular, aqui, dentro de casa, com o aquecimento central nem se sente o frio da rua!

Como muitos de vós sabeis, hoje fomos a uma entrevista. Desenganem.se, não andamos à procura de trabalho. Parece que uma das tradições holandesas é: "Queres uma casa? Então senta.te aí para eu te interrogar".

Sendo assim, lá partimos pela calada, manhãzinha cedo a um domingo para uma entrevista. Ah! Alguém sabia que hoje mudava a hora? Pois é, o meu telemóvel também não. Resultado: tocou 1h antes do que devia, porque as 9h para o meu telemóvel na realidade ainda eram 8h da manhã. Aum domingo!!! Inadmissível!!

Continuando, eram 10h lá estávamos nós em frente à casa dos senhores holandeses para a nossa entrevista. Ambos de camisa e calças vincadas obviamente. Abriram.nos a porta, etc. e tal, e subimos um lance de escadas daquelas matreiras onde um pé não cabe inteiro no degrau (imaginem depois de um jantar...). Assim que subimos, um cheirinho a legumes cozinhados apodeirou.se dos nossos narizes (até eu com esta constipação toda os consegui cheirar!!). Parece que além de gostarem de acordar às 6h, os holandeses almoçam às 11h. Acredito que a mudança para esses hábitos, para mim seja bastante complicada, uma vez que isto para mim é hora de pequeno.almoço. E e!!

Bom, tirando os pormenores assim mais esquisitos, a verdade é que a nós parece que a entrevista correu bem. Durou quase uma hora, e o miolo da conversa rodou em torno de....isso mesmo: GATOS! Os senhores têm uma gata, a Catarina tem o sniff. 1+1=2. E pronto, fez.se a conversa. Pode ser que tenham gostado e tal, e que isto seja um propulsor para eles nos "darem" a casa deles!! Rezem aos vossos deuses! Hehe.

Bom, acabada a entrevista, e visto para nós ainda faltar muito tempo para a hora de almoço (refira.se que almoçámos às 14h, enquanto o resto da Holanda almoçou quando nós estávamos a sair, 11h -_-), fomos dar uma volta e tentar descobrir alguns sítios "maneirinhos" para passear e comprar o que nos falta (nomeadamente bicicletas!). Chegada à baixa de Wageningen e depois de uma boa meia.hora de passeio onde percorremos inúmeras ruas e ruelas, contámos aproximadamente 4 oculistas, 3 pet-shops e umas 20 lojas de roupa e botas da "moda". Coisa incrível para uma vila tão pequena..

Bom, seguimos caminho e descobrimos mais algumas coisas engraçadas. Para quem nos vier
visitar: já sabemos onde podem ir à igreja =) e onde se pode comprar uns bolos também.Para quem não sabe "koekoekpannenkoek" significa "panqueca de cuco".

Bom, de referir que esta vila tem ainda alguns memoriais à 2ª Guerra Mundial. Entre os quais um deles muito púdicos, que amavelmente (despropositadamente) capturámos numa bela foto.

Depois do devaneio ordinário, fomos beber café. HA! Enganei.vos, como sabem aqui bebe.se água suja, portanto resolvemos mudar de café para capuccino (vá lá que o café bom chega para a semana, já não era sem tempo =D~~). Isto também porque a diferença entre a "água suja" e o capuccino, é de uns meros 0,20€, e o "café" é 2€, wow. Mais uma vez, uma referência a gatos; o café onde parámos chamava.se "De Kater" e tinha um gato gigante à entrada, o que nos leva a pensar que talvez o holandês não seja uma língua assim tão complicada. ("Koekoekpannenkoek") Hmmm...ok, esqueçam.

E pronto, gostava de vos dizer que fizémos muito mais no resto do dia de hoje, mas não, só olhar para o computador à espera de respostas, como no resto dos dias...se já tivéssemos umas biclas talvez tivesse dado para ir dar uma voltinha ou assim, mas como nesta terra diabólica fecha tudo ao domingo (como em muitos outros sítios, mas pronto).

E acaba aqui a crónica de hoje. Amanhã há mais! Com bicicletas à mistura e tudo! hehe

Saudações holandesas aqui dos tendeiros!

PS: De acordo com as nossas fontes externas (e por externas quero dizer não-holandesas, nomeadamente gregos e espanhóis), parece que dá para viajar sempre com 40% de desconto nos comboios. É só tirar o cartão ou, mais fácil ainda, cravarmo.nos a um local e dizer "Olhe, pode.me emprestar o seu desconto?" e seguir a viagem toda ao pé dele. Pelos vistos além de todas as leis malucas que por aqui existem, cada cartão de comboio que dê desconto, dá desconto em mais dois bilhetes, quando acompanhados pelo comprado com o cartão. Mesmo bonito hehe

1 comentário:

  1. bem antes de ir para a cama vou rezar ao anjinhos que a casa seja vossa e tlv assim em julho caso me aceitem nos cursos tenha sofá =p boa sorte bjo*
    P.S. aí nao funciona cm na Noruega em relação as bicis? Caso encontrem uma sem cadeado é so pegar e andar...

    ResponderEliminar